sábado, 9 de maio de 2009

O desenvolvimento da escrita

Olá amigos escritores e escritoras, poetas e poetizas, leitores e leitoras...; Tem sido muito bom ter esta oportunidade de partilhar os nossos trabalhos e ler os trabalhos dos nossos colegas. Parece que a inspiração e o trabalho têm dados belos frutos! Nós também temos andando empenhados em construir mais e melhores textos com a ajuda da nossa professora e da professora Maria José. Como não é possível publicá-los todos, fizemos uma selecção. Esperamos que gostem. Uma aventura vivida por um livro (tema relacionado com a Feira do Livro) "Uma aventura de um livro de matemática Era uma vez um livro de matemática que era muito estudado e lido, vivia feliz e contente por ser um manual de estudo bem utilizado e guardado em casa do Miguel. Um dia o Miguel estava a estudar o livro de matemática num belíssimo jardim. Quando o Miguel estava a acabar de estudar, a mãe dele chamou-o para comer, o Miguel cheio de fome esqueceu-se do livro no beiral da janela. Quando estava a comer lembrou-se que tinha deixado o lindíssimo livro de matemática lá fora, quando abriu a porta viu um marciano a roubar-lhe o manual que precisava de estudar. O Miguel tentou agarrar o livro de matemática mas não serviu de nada, a nave voou e voou em direcção ao espaço com o manual da escola. O Miguel preocupado, sem saber como iria estudar, pensou que podia salvá-lo indo até ao espaço. Foi à garagem e tirou a nave espacial e o fato de andar pelo espaço e saiu a toda a velocidade. Pelo caminho encontrou muitos livros roubados pelos marcianos. Mas nenhum era o livro de matemática, e pensou, se ele fosse um belo livro de matemática onde estaria? Pensou, pensou e pensou, até que se lembrou que na escola o livro de matemática estava sempre ao lado do livro de estudo do meio. Procurou-o e encontrou um livro de estudo do meio, ao lado estava o belo livro de matemática que ele tanto procurava. Então meteu-o na nave e levou-o para casa onde foi lido e estudado com muita atenção." Ana Margarida "Uma aventura de uma enciclopédia de animais.
Era uma vez uma enciclopédia sobre animais. Era uma enciclopédia muito grande, vivia numa caixa enorme com as outras enciclopédias. Era uma enciclopédia muito gira, tinha bonitas imagens de animais da savana, da selva, da água, etc. Um dia estava tão triste que até desmaiou. Quando a funcionária da livraria descobriu, ficou preocupada com o livro, e foi ao hospital. - Senhor doutor esta enciclopédia desmaiou – disse a funcionária. - Não se preocupe eu vou tratar dela. - Assim já fico mais descansada! - Mas vai ter de esperar lá fora – respondeu o médico. Passadas 2:00 horas veio o médico e disse: -Pronto, está novinha em folha. Já a pode levar, mas não a ponha na caixa! Então ela colocou-a numa estante em vez de a por na caixa. No outro dia veio um menino à loja e perguntou: -Tem enciclopédias de animais? -Tenho sim senhor – respondeu ela. E assim ela foi vendida e foi muito feliz nas mãos do menino. Ah! É verdade! E nunca mais teve problemas de saúde..." Juliana Carta à mãe "Querida mãe! Hoje é o teu dia! Parabéns! Estou feliz porque és muito minha amiga e do meu irmão. Gosto de ti! Mãe, és bonita, alegre, cheirosa, inteligente, engraçada, mágica e simpática. És maravilhosa! Adoro-te do fundo do coração. Agradeço-te os brinquedos, os beijos, o amor, o carinho, a amizade, os presentes, a saúde e o colo. Muito obrigada mãe. Mãe, desculpa por te pedir tantas coisas. Minha mãe, diz-me o que queres de mim. Ajuda-me a merecer-te, a ser a melhor filha do mundo, ajuda-me a crescer, ajuda-me a ser uma mulherzinha, ajuda-me a ver o mundo. Mãe, ajuda-me e compreende-me! Mãe, espero conseguir ser o teu orgulho, a tua princesa, ajudar-te a ser feliz… Mãe, conta comigo… Sempre! Mãe, neste dia recebe um beijo muito grande… maior que o mundo. A tua filhinha Cláudia" Texto sobre si próprio "Eu, Gabriela
Olá! Eu sou a Gabriela e tenho oito anos. Nasci no dia 16 de Julho de 2000, sou do sexo feminino e moro numa aldeia que se chama Santo Adrião. A minha escola é a EB1 Maria de Lurdes Sampaio Melo, onde eu ando no 3.º ano. Sou gordinha, alta, tenho os olhos castanhos e o cabelo castanho escuro e comprido. Sou curiosa, gosto de saber o que os outros dizem, e também engraçada pois ponho toda a gente a rir. Os meus melhores amigos são a Ana, a Ângela, a Carla, a Cláudia, a Paula e a Juliana. Gosto de brincar com a bola, de falar com os meus colegas sobre várias coisas, de trabalhar matemática para saber mais, de fazer desporto com o professor, de brincar no computador, de passear com os meus familiares, de me divertir com as minhas amigas, de jogar jogos que os professores mandam, de plantar as plantas na nossa horta biológica e gosto de respeitar a Natureza. Detesto tomar banho quando não tenho vontade, detesto o lixo que está no chão, as fábricas que deitam imenso fumo, as estradas cheias de carros e o barulho. Moro numa magnífica casa alta e bonita que tem uma paisagem deslumbrante. Gostaria de ser médica para ajudar os outros a tratar das doenças. Os meus maiores sonhos são passar de ano, ser médica e viver num sítio limpo e sem poluição!" Turma C - EB1 Maria de Lurdes

5 comentários:

*Iola Marina* disse...

Olá pequenos(as)/grandes Escritores(as) da turma C!
Escrever bem é mesmo um grande desafio...mas a avaliar pelos textos que acabei de ler, tenho que vos dizer que esta prova já está ganha e vocês são uns Vencedores(as)!! Parabéns e continuem...
Beijinhos da Professora Iola Marina da EB1 Devesinha (colega e amiga da vossa Professorinha)

Ricardo disse...

ola Claudia Gostei muito da carta que dedicaste a tua mae es sincera humilde nota se que gostas muito da tua mae

Anónimo disse...

Parabéns, Cláudia, pela tua bela carta, pis nela mostras a tua personalidade e humildade. não duvido que a tua mãe ficasse emocionada quando a leu.
continua assim e serás uma grande mulher!

Maria José - Lagoas

sara disse...

olá claudinha, quando tu queres consegues sempre supreender-me, continua assim e veras que vais ter sempre a tua mae a ser tua amiga e a compreender-te.
eu conheco-te bem e sei que quando queres es uma boa menina, luta sempre por aquilo que queres, nunca te esqueças disto.
beijinhos da tua prima Sara.

Maricota disse...

Aos meninos da turma C, quero dar os parabéns pelos textos que têm produzido.
Sei que se têm empenhado e, o resultado está à vista.
À Ana Margarida, à Juliana, à Cláudia e à Gabriela quero dizer que saboreei intensamente os vossos textos e temas.
Como vêem...resulta e são capazes.
Para todos, um beijinho muito grande...Até já!