terça-feira, 10 de março de 2009

Sistema Solar

Na semana da leitura apresentámos um teatro sobre o sistema solar. Aprendemos muito e também nos divertimos.

Peça de teatro “O sistema solar”

Sistema solar (todos):Nós formamos o Sistema Solar. Somos um conjunto de planetas que giram em volta do Sol, mantidos em órbita pela força da atracção que ele gera.

Mercúrio: sou o planeta mais pequeno do Sistema Solar e o mais próximo do Sol. Tenho temperaturas extremas que alcançam 350º positivos na parte com sol e 170º negativos na parte sem sol. Recebi o nome do mensageiro dos deuses romanos.

Vénus: Sou o planeta mais próximo da Terra. Graças ao meu brilho sou visível a olho nu. Sou conhecido por Estrela da Manhã.

Terra: Conheces-me? Eu sou o teu mundo. Tenho a forma de uma laranja achatada em dois sítios que se chamam pólos. Já volto para falar mais de mim.

Marte: Dizem que sou habitado por Marcianos, mas isso…ainda terá que ser provado porque sou desértico. Tenho aspecto vermelho e dois satélites. Sou o planeta mais parecido com a Terra.

Júpiter: eu sou o maior de todos os planetas e muito brilhante. Se calhar, é por isso que tenho tantos satélites. Sabem quantos? Mais de dezasseis, quatro dos quais conseguimos ver aqui da Terra.

Saturno: A mim, todos me conhecem, por causa dos anéis formados por rochas e gelo. Tenho 36 satélites. O maior de todos chama-se Titã. Sou 800 vezes maior que a Terra.

Úrano: Eu, visto ao telescópio pareço um disco esverdeado, bem achatado nos pólos. Tenho 15 satélites e demoro 84 anos a dar uma volta ao Sol.

Neptuno: Giro a 4650 milhões de quilómetros da Terra. E levo 165 anos a fazer o meu movimento de translação, ou seja, a dar uma volta completa ao Sol.

Terra: Eu sou o planeta Terra. Desde que me tiraram fotografias, fiquei conhecido pelo nome de Planeta Azul. Tenho três partes de água e uma parte de terra. Eu sou muito bonita e importante, por isso o ser humano tem de cuidar bem de mim. Por favor, não deixem que continuem a poluir-me. Parem, porque não aguento mais!!!

Canção (todos)

Nós somos astros brilhantes, Moramos no céu além Não somos seres humanos, Mas temos vida também!

Cá de longe a Terra vemos, Poluída a valer, E todos nós sofremos Por Ela estar a morrer

Vamos lá, trabalhem juntos, Pela camada d`Ozono Manter puro o ar do mundo P´ra dormirmos dum só sono.

Música: as pombinhas da Catrina

EB1 Enxertos – Turma E – Revista Amiguinho (adaptado)

3 comentários:

Sílvia Coelho disse...

Eu gostei muito do vosso teatro. Achei muito interessante porque nós devemos proteger os planetas que estão em perigo.

Angela - 3.º ano - EB1 Maria de Lurdes

Maricota disse...

Olá amiguinhos, gostei muito ler o vosso teatro.
É bom aprender com vocês.
Parabéns! Continuem a partilhar e a mostrar as vossas actividades.
Um grande beijinho para todos e…
Até já…

João disse...

Estão a ir muito bem, continuem assim. Estão num bom caminho! adorei estar aqui