O ensino explícito do léxico na compreensão da leitura e na produção textual
No dia 30 de Janeiro tivemos mais uma aula realizada no âmbito do PNEP.
Como estávamos a trabalhar os animais no Estudo do Meio partimos dessa palavra para elaborar o mapa semântico, com o objectivo de organizarmos e sintetizarmos a informação que já tínhamos.
Mapa semântico - ANIMAIS
Com base neste mapa semântico elaborámos um texto informativo sobre os animais.
Produzimos vários textos. Aqui fica um exemplo.
OS ANIMAIS
Os animais podem ser domésticos ou selvagens.
Os animais domésticos são aqueles que o homem consegue domesticar como: o cão ou o gato.
Os animais selvagens são os que o homem não domesticou ou seja, vivem livremente na natureza.
Quanto à forma como se reproduzem os animais podem ser vivíparos se nascerem pelo ventre da mãe tal como: o homem ou o cavalo e ovíparos se nascerem dos ovos, tais como: o pássaro ou a rã.
Mas, os animais também se alimentam e quanto a isto podemos dividi-los em:
- Herbívoros como por exemplo: a vaca e o cavalo que comem erva.
- Carnívoros como: o leão e o lobo que comem todo o tipo de carne.
- Omnívoros como: o porco e o homem que comem de tudo.
- Insectívoros como o morcego e o sapo que comem insectos.
- Granívoros como: a galinha que come grãos.
Para se protegerem do frio e do calor os animais podem ter pele nua como a rã, pêlos como o cão, escamas como a sardinha, e penas como a ave de rapina.
Estes animais possuem também esqueleto, ou seja são vertebrados.
Porém há os invertebrados, que são aqueles que não têm esqueleto. E como exemplo temos a tartaruga que tem uma carapaça, o caranguejo que tem concha e a minhoca que não tem protecção.
E tal como nós nos movimentamos também os animais precisam de se deslocar, ora seja por ar, como as aves, por terra como o homem e o urso ou na água como os peixes.
Texto de: Francisca Lopes
EB1 Enxertos - Turma E
2 comentários:
Olá! Eu sou a Márcia do 3.º ano da turma E da E.B.1 da Devesinha. Li o vosso texto sobre animais... e realmente é verdade. Os animais ou são domésticos ou são selvagens... Dou os PARABÉNS a todos vós, porque o trabalho está muito bem feito e fala de muitas coisas que aprendemos sobre os animais.
Beijinhos e abraços da minha turma e de mim.
Olá Amigos.
É bom ver o resultado do vosso trabalho.
Ver que utilizam várias estratégias de aprendizagem.
Sei que utilizaram o computador Magalhães para a elaboração do vosso texto e o quadro interactivo na construção do mapa semântico.
É assim mesmo, parabéns.
As novas tecnologias são para serem colocadas ao serviço das aprendizagens e devem contribuir para a construção do vosso conhecimento.
Gostei muito do produto final.
Um beijinho para todos e…Até já…
Enviar um comentário