terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Da Bruxa Cartuxa à Bruxinha Navegantina...

Nós, os alunos do 3º ano da turma E, da Escola EB1 Devesinha, lemos e interpretámos a história: «Os Primos e a Bruxa Cartuxa», como já aqui registámos. Para além do reconto em poesia acróstica, do resumo e da banda desenhada, resolvemos criar novas personagens… Adoramos a Bruxa Cartuxa e pensámos: Vamos inventar mais bruxinhas boas, parecidas com as fadas de encantar! Daí surgiram as bruxas Alfabética, Textualina e a Navegantina (a nossa preferida). Depois, tivemos a oportunidade de partilhar tudo isso com os alunos da turma H do 4.º ano. Eles foram fantásticos! Jogaram muito bem o jogo: «Onde está a resposta?» e encarnaram, de uma forma exemplar, o “Gonçalo” e a “Matilde” na apresentação do teatro que escrevemos: «As Aventuras da Bruxa Navegantina». Esperamos que gostem do nosso texto de teatro! As Aventuras da Bruxa Navegantina Bruxa Navegantina: Olá, meninos! Eu sou a Navegantina. Como vêem, sou uma bruxa muito jovem e simpática! Tenho uns lindos olhos castanhos, o meu cabelo é encaracolado e escuro. Visto sempre roupa preta e branca. Vivo com os meus gatos Kiko e Cocas. Matilde: Já ouvimos falar de ti. Nós conhecemos a tua amiga Bruxa Cartuxa. Ela diz que tu és uma aventureira e que até já viajaste até à Madeira! Bruxa Navegantina: Lá está ela, outra vez, com a mania das rimas! Gonçalo: É verdade…“aventureira” rima com “Madeira”! Ela adora fazer rimas e eu também gosto muito! É engraçado! Bruxa Navegantina: A Bruxa Alfabética também gosta imenso de brincar com as palavras. Vive alegre a devorar “sopa de letras”, a recolher provérbios, a completar crucigramas ou palavras cruzadas… Matilde: Conheço a história dessa bruxinha, mas prefiro a Bruxa Textualina, porque ela é mais completa, gosta de tudo o que se relaciona com a Língua Portuguesa. Ela é muito criativa! Gonçalo: Cá por mim, a bruxinha mais criativa é a Bruxulina. Ela cria cada receita mais esquisita! Os seus lanches são mesmo estranhos! Bruxa Navegantina: As minhas amigas são todas muito criativas e amáveis! Matilde: Concordo contigo. Adorei conhecê-las, numa das visitas que eu e o Gonçalo fizemos à casa da Bruxa Cartuxa! Estavam todas juntas a decifrar uma mensagem… Gonçalo: É verdade! Foi fantástico! Mas… Conta-nos uma das tuas aventuras! Bruxa Navegantina: Já vivi tantas… Não sei qual devo contar! Matilde: A Bruxa Cartuxa disse-nos que um dia foste conhecer uma escola e não levaste a sacola. Bruxa Navegantina: Ai, a minha amiga! Escola e sacola… Matilde: Lembraste dessa aventura? Bruxa Navegantina: Claro que sim! Eu vou contar-vos… Um dia, de manhã cedo, peguei no meu barquito e fui navegar no mar, mas estava muito vento e ele naufragou… Gonçalo: E tu sabes nadar? Bruxa Navegantina: Não, não sei nadar! Porém, não sei como, fui parar a uma ilha que não conhecia. Lá, sentia-me muito sozinha, porque não conhecia nada… Matilde: E depois, o que é que aconteceu? Bruxa Navegantina: Nesse dia senti-me a bruxa mais triste e mais feliz do mundo!... Gonçalo: Agora é que não percebo nada! Tu tens a mania dos antónimos, é isso?! Bruxa Navegantina: Não é nada disso! Senti-me triste, porque estava perdida e bastante só! Senti-me muito feliz, porque conheci alguém que conhecia e desconhecia… Gonçalo: Eu bem digo que a tua amiga tem a mania das rimas e tu tens a mania das palavras antónimas! Bruxa Navegantina: E tu tens a mania de me interromperes… Gonçalo: Desculpa! Eu até gosto de te ouvir. Bruxa Navegantina: Bem… Como estava a dizer, nesse dia fui salva por vinte crianças que nunca tinha visto na vida! Elas eram muito simpáticas! Perguntaram-me o que estava ali a fazer e eu disse-lhes que gostava muito de navegar e, sem perceber como, fui parar àquela ilha… Matilde: Disseste que conheceste alguém que conhecias e desconhecias, mas afinal não conhecias… Que confusão! Bruxa Navegantina: Eu já conhecia os Navegadores das Letras, ou melhor, os textos que eles escrevem… Gonçalo: Ai, ai, ai! Quem são esses Navegadores das Letras e o que é que têm a ver com a história que estás a contar-nos?! Bruxa Navegantina: Tem tudo a ver! Os Navegadores das Letras são as crianças que me salvaram e me levaram à escola, mesmo sem sacola! Foi maravilhoso! Aprendi tantas coisas e, o mais importante, é que fiquei com muita vontade de aprender cada vez mais… Gonçalo: Agora já percebi tudo! Eu também conheço o blogue desses navegadores e adoro ler tudo o que eles escrevem, mas nunca deixei lá nenhum comentário… Matilde: Agora fiquei curiosa… Vou já pedir à minha mãe para vir navegar comigo… Anda também, Gonçalo! Ah… Não te esqueças de dizer às tuas simpáticas amigas bruxinhas que gostamos muito delas! Bruxa Navegantina: Esperem aí!... Ai que pressa! Queria pedir-lhes para entregarem esta caixinha aos Navegadores das Letras… Mas não faz mal, entrego eu!... É fácil chegar até eles: http://navegadoresdasletras.blogspot.com! Alunos da turma E – 3.º ano – EB1 Devesinha

3 comentários:

Maricota disse...

Olá Amigos, boa tarde.
Parabéns pela vossa imaginação, pelo vosso trabalho!
Gostei muito de ver a forma criativa como vocês aplicam, as vossas aprendizagens, os vossos conhecimentos adquiridos, como mostram que são uns meninos atentos e, como brincam com as palavras.
Ao ver/ler o vosso trabalho, lembro-me de uma frase de Paulo Freire que diz:
”Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na acção e na reflexão.”
Continuem!
Um beijinho para todos e…Até já…

EcoEnxertos disse...

Adoramos a vossa história..o vídeo está espectacular...
Parabéns...bom trabalho...
Turma E - EB1 Enxertos

Anónimo disse...

A vossa história é muito bonita.
Parabéns