sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A Consciência Linguística

No dia 21 de Novembro, começámos as aulas a ouvir uma música que falava de várias actividades e, através dela, ficámos motivados para a área de Língua Portuguesa. Foi uma aula muito divertida porque, parecendo que estávamos a brincar com as letras e com as palavras, fizemos um texto colectivo cheio de criatividade! Querem ler esse texto? E se o lerem como nós, alterando-lhe os tempos dos verbos?! Imaginem-se, por exemplo, no tempo em que serão avós e estarão a dizê-lo aos vossos netos... Aqui vai o nosso texto! Sejam criativos na vossa leitura!!! As minhas actividades de A a Z Ando na E.B.1 da Devesinha, esta escola é minha. Brinco no recreio e tenho imenso paleio! Corro com folia, porque tenho muita energia! Dramatizo um teatro e transformo-me num gato! Escrevo um texto em poesia e sinto uma grande alegria! Faço tudo devagar mas... é proíbido preguiçar! Goleio o guarda-redes e ele até sobe pelas paredes! Há tarefas para fazer e eu realizo-as com prazer. Imagino uma história e guardo-a na minha memória. Jogo basquetebol, mas prefiro o futebol. Leio um texto bonito e reconto-o por escrito. Mostro os trabalhos que fiz e fico bastante feliz! Navego na Internet da escola e ponho a informação na sacola. Ouço o(a) professor(a), porque quero ser doutor(a). Pinto várias paisagens, por isso resultam belas imagens! Questiono toda a gente, assim fico muito contente! Rio-me com facilidade, é próprio da idade... Salto no recreio e nunca me chateio. Toco trombone, mas também gosto do xilofone. Utilizo o dicionário e escrevo um texto extraordinário! Vejo televisão no ecrã logo pela manhã. Xingo o Serafim, mas não devo ser assim! Zelo a minha escola com dedicação, pois tenho um bom coração! Alunos do 3.º Ano da Turma E da E.B.1 Devesinha

3 comentários:

Esmeralda disse...

Olá meninos! Parabéns pelo texto que elaboraram, pois ficou muito bonito e criativo.
O vosso texto é mais uma prova de que o trabalho colaborativo dá bons frutos e faz emergir a criatividade de todos.
Beijinhos dos meninos do 1º ano da EB1 Maria de Lurdes.

*Iola Marina* disse...

Brincar com as palavras é muito divertido... O vosso texto ficou magnífico!!
Somos pequeninos e ainda não sabemos ler sozinhos... mas a nossa professora ajuda-nos nessa parte e ficamos deliciados com o que escrevem e partilham connosco!

Beijinhos dos vossos amiguinhos da turma B!

Maricota disse...

Queridos amigos,desculpem só agora vos escrever.
Já tinha visto o vosso trabalho embora não tivesse deixado o meu comentário.
Adorei ver o vosso empenho e criatividade.
O texto ficou muito bonito e criativo.
Parabéns!
Beijinhos para todos e até breve...