sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A Consciência Linguística

No dia 21 de Novembro, começámos as aulas a ouvir uma música que falava de várias actividades e, através dela, ficámos motivados para a área de Língua Portuguesa. Foi uma aula muito divertida porque, parecendo que estávamos a brincar com as letras e com as palavras, fizemos um texto colectivo cheio de criatividade! Querem ler esse texto? E se o lerem como nós, alterando-lhe os tempos dos verbos?! Imaginem-se, por exemplo, no tempo em que serão avós e estarão a dizê-lo aos vossos netos... Aqui vai o nosso texto! Sejam criativos na vossa leitura!!! As minhas actividades de A a Z Ando na E.B.1 da Devesinha, esta escola é minha. Brinco no recreio e tenho imenso paleio! Corro com folia, porque tenho muita energia! Dramatizo um teatro e transformo-me num gato! Escrevo um texto em poesia e sinto uma grande alegria! Faço tudo devagar mas... é proíbido preguiçar! Goleio o guarda-redes e ele até sobe pelas paredes! Há tarefas para fazer e eu realizo-as com prazer. Imagino uma história e guardo-a na minha memória. Jogo basquetebol, mas prefiro o futebol. Leio um texto bonito e reconto-o por escrito. Mostro os trabalhos que fiz e fico bastante feliz! Navego na Internet da escola e ponho a informação na sacola. Ouço o(a) professor(a), porque quero ser doutor(a). Pinto várias paisagens, por isso resultam belas imagens! Questiono toda a gente, assim fico muito contente! Rio-me com facilidade, é próprio da idade... Salto no recreio e nunca me chateio. Toco trombone, mas também gosto do xilofone. Utilizo o dicionário e escrevo um texto extraordinário! Vejo televisão no ecrã logo pela manhã. Xingo o Serafim, mas não devo ser assim! Zelo a minha escola com dedicação, pois tenho um bom coração! Alunos do 3.º Ano da Turma E da E.B.1 Devesinha

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A emergência da criatividade

Olá amigos! Cá estamos de novo. O passado mês de Outubro foi o mês internacional da biblioteca escolar. Assim, a nossa turma decidiu construir uma pequena biblioteca, na nossa sala, com os livros que cada um trouxe de casa. Na aula com a professora Maria José, estivemos a analisar alguns livros e demos asas à nossa imaginação. Escrevemos vários textos diferentes tendo o livro como tema principal. Apresentamos aqui apenas um exemplo, vamos tentar colocar os outros na página da nossa escola. Em breve daremos notícias. "Na biblioteca há livros Chatos, divertidos, emocionantes, Alegres, tristes, aborrecidos. Para mim são todos interessantes! No mundo das letras perfeitas Visito várias casas. Romances, aventuras, policiais, receitas… Viajo incansável e ganho asas. Quanto mais leio, mais aprendo Quanto mais aprendo mais quero ler. Ler…viajar…navegar sem fronteiras. O livro…é o nosso meio de transporte para crescer! Façam como nós, utilizem este meio…o livro!"

Turma C - 3.º Ano - EB1 Maria de Lurdes

domingo, 9 de novembro de 2008

Lengalengas

No dia a seguir à dramatização, nós, alunos do 3º ano da turma E da EB1 da Devesinha, utilizámos a nossa criatividade para a construção de lengalengas. Surgiram ideias muito interessantes e fomos capazes de escrever lindos textos! Depois tivemos a oportunidade de aperfeiçoar a nossa expressividade. Já experimentaram ler a segredar, a gaguejar, a rir...? É bastante divertido! No final, aproveitámos a diversidade de ideias dos nossos textos, escrevemos uma lengalenga colectiva e publicámo-la no blogue da nossa turma. Consultem o nosso blogue (http://navegadoresdasletras.blogspot.com/)!

A Lenda das Sete Cidades

O dia seis de Novembro foi um dia especial para nós, alunos da turma E do 3º ano da EB1 Devesinha, porque tivemos a oportunidade de partilhar algumas actividades com os nossos colegas da turma B do 1º ano. Dramatizámos a história A Lenda das Sete Cidades. Para a tornar mais interessante construímos um cenário, pesquisámos os sons necessários e vestimo-nos a rigor.
Fomos "professores" dos alunos do 1º ano! Foi divertido escrevermos a história da forma como eles a recontaram. Os nossos colegas estão de parabéns, pois fizeram um excelente trabalho; corresponderam aos nossos objectivos!